Histórico

ACI Panambi - Associação

ACI Panambi/RS

Antevendo uma necessidade cada vez mais crescente da efetiva participação dos empresários nas atividades e assuntos que envolvem a comunidade e da existência de uma entidade forte, organizada e representativa, que defendesse os seus interesses junto às esferas competentes, um grupo de líderes e abnegadas pessoas reuniu-se para fundar a sua entidade de classe. Assim, em 08 de junho de 1936, reuniram-se no Salão Goldhardt 45 pessoas, entre comerciantes, industriais e profissionais liberais para fundar a Associação Comercial e Industrial de Neu Württemberg.

Além de ter como principal objetivo a defesa dos interesses de classes dos seus fundadores, tinha igualmente o objetivo de estimular o progresso da colônia, conforme registra a ata de sua fundação. Na oportunidade, também, foi criada a Comissão Pró-Progresso de Neu Württemberg.

Na reunião seguinte ficou decidido que as atas das reuniões seriam escritas em alemão e em vernáculo. Identificada como propósito que nortearam a sua fundação, muito se trabalhou para a construção da Estação Férrea de Belizário, estradas, criação do Corpo de Bombeiros Voluntários, telefonia, urbanização da praça, iluminação etc. Além dessas ações doou a primeira Patrola à Colônia, que foi entregue à prefeitura.

A associação recebeu outras denominações, como Associação Comercial Pindorama, até que em 1965 recebeu a atual denominação de Associação Comercial e Industrial de Panambi, embora na sua constituição e ações estejam também representados os segmentos de serviços e agricultura.

A ACI - Panambi muito vem contribuindo para o progresso do município, sempre agindo em parceria com o poder Público e a comunidade em geral. Assim, esteve à frente de grandes conquistas para Panambi, como a instalação da CRT, SENAI, Banco do Brasil S/A, SESC, Centro de Atividades do SESI, PRCT, faculdade de Engenharia UNIJUÍ Campus Panambi, SENAC, Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Elsenau Hotel, Comitê Regional da Qualidade Panambi, entre outros.

Ao longo da sua história, vem firmando convênios com diversas organizações, sempre objetivando o bem da comunidade. Neste sentido destaca-se a sua atuação junto às entidades de ensino, principalmente CEP, SENAI e UNIJUÍ, com vista à formação qualificada de mão-de-obra, o que, sem dúvida, aliado à capacidade empreendedora e gerencial dos nossos empresários, tem se tornado responsável pelo desenvolvimento empresarial local.

Sua parceria constante com federações e organismos municipais, estaduais e federais também tem contribuído para este desenvolvimento. Outra importante participação da ACI-Panambi em âmbito regional, onde tem interagido com diversos organismos, visando o desenvolvimento regional e projeção de Panambi neste cenário.

Atualmente, vem empreendendo esforços na realização dos Projetos Empreender, APL (Arranjo Produtivo Local Metalmecânico Pós-Colheita Panambi/Condor), ACITEC (Associação Centro de Inovação Tecnológica), Fundo Mútuo de Saúde PRÓVIDA, Centro de Parceiros Voluntários, UNIJUÍ Campos Panambi, da Consolidação do Distrito Industrial e do Programa de Qualidade, além de outros programas.

Destacam-se ainda as 4 edições do EVINCO- Evento Industrial Comercial de Panambi e inúmeras campanhas institucionais, todas voltadas ao fortalecimento das empresas locais.

Como bem pode ser observada, a ACI-Panambi procurou, ao longo de sua existência, manter inalterado os seus objetivos e propostas lançadas na sua fundação, comprometendo-se assim em manter a sua vocação de contribuir para o progresso e desenvolvimento de seus associados e do nosso município.



  

Voltar